segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Dra.Zilda Arns entre as vítimas no Haiti



União dos Escoteiros do Brasil, através de sua Diretoria Executiva Nacional, manifesta seu profundo pesar pelas vítimas do terremoto ocorrido no Haiti nesta última quarta-feira, ocasionando milhares de mortes, dentre as quais a de muitos militares brasileiros que atuavam na missão de paz da ONU naquele país, e provocando a lamentável perda da vida da médica brasileira Zilda Arns, que marcou sua existência por sua vibrante ação social.



Nascida em Forquilhinha (SC), Zilda Arns residia desde jovem em Curitiba (PR). Ela escolheu a medicina como missão e enveredou pelos caminhos da saúde pública. Sua prática diária como médica pediatra do Hospital de Crianças Cezar Pernetta, em Curitiba (PR), e posteriormente como diretora de Saúde Materno-Infantil da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, teve como suporte teórico diversas especializações como Saúde Pública, pela Universidade de São Paulo (USP) e Administração de Programas de Saúde Materno-Infantil, pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS).



Sua experiência fez com que, em 1980, fosse convidada a coordenar a campanha de vacinação Sabin para combater a primeira epidemia de poliomielite, que começou em União da Vitória (PR), criando um método próprio, depois adotado pelo Ministério da Saúde. Em 1983, a pedido da CNBB, criou a Pastoral da Criança juntamente com Dom Geraldo Majela Agnello, Cardeal Arcebispo Primaz de Salvador, na Bahia, que na época era Arcebispo de Londrina.



Em 2004, Zilda recebeu da CNBB outra missão semelhante: fundar, organizar e coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa. Atualmente mais de 129 mil idosos são acompanhados todos os meses por 14 mil voluntários.



Pelo seu trabalho na área social, Zilda Arns recebeu diversas condecorações nacionais e internacionais. No Movimento Escoteiro Zilda Arns participou ativamente, como escotista do Grupo Escoteiro Jorge Frassati, de Curitiba, onde atuou como Chefe de Lobinhos. Posteriormente, já na coordenação da Pastoral da Criança, formalizou convênios e desenvolveu várias atividades com a União dos Escoteiros do Brasil.



Ao mesmo tempo em que manifestamos à família e amigos de Zilda Arns nosso pesar pelo seu falecimento, também registramos nossa solidariedade à Associação Nacional dos Escoteiros do Haiti (Association Nationale des Scouts d'Haïti), ao governo e ao povo do Haiti, renovando nossa disposição de contribuir para minimizar seu sofrimento, ao mesmo tempo em que desejamos ao nosso companheiro de Movimento e atual Embaixador Brasileiro no Haiti, Igor Kipman, a força e a serenidade para atravessar este difícil momento.



Sempre Alerta Para Servir



Rubem Tadeu Perlingeiro

Diretor Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário