terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Retornou ao Grande Acampamento: Laszlo Nagy


É com grande tristeza que anunciamos o falecimento do Dr. Laszlo Nagy, ex-Secretário Geral da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME), ocorrido em 18 de dezembro, em Genebra (Suíça).

Ele desempenhou um importante papel na reformulação do Escotismo Mundial e sua memória permanecerá conosco por um longo tempo.

Laszlo Nagy nasceu em 1921 em Budapeste (Hungria), chegando à Suíça em 1947.

Em 1955, iniciou, aos 34 anos, sua vida profissional sendo bolsista e pesquisador do Instituto de Graduação em Estudos Internacionais , onde seguiu o jornalismo. Como colaborador do Journal de Genève , ele se tornou correspondente e, em seguida, um dos principais repórteres do Gazette de Lausanne . Em 1966, deu uma guinada profissional, iniciando um estudo crítico, financiado pela Fundação Ford, sobre a crise dos movimentos juvenis e mais particularmente do Escotismo Mundia l. Laszlo Nagy se tornou Secretário Geral da OMME em 1º de maio de 1968, ocupando esta função até 1988.

Mais do qualquer outra pessoa, Laszlo tem os méritos de ter sido o criador da moderna OMME. Em seu inovador relatório sobre o Escotismo Mundial de 1967, ele analisou e pôs o Movimento Escoteiro em um contexto contemporâneo. Em outras palavras, ele tomou o que fora criado por Baden-Powell em 1907 e o reinterpretou no contexto do final dos anos 60.

Sob sua liderança, a OMME realizou uma completa revisão de sua Constituição em 1975; mais de 90% permanece até hoje, em razão de seu estilo simples e relevante. Ele também foi importante na formulação do propósito do Escotismo: "contribuir para o desenvolvimento dos jovens em alcançar seu pleno potencial físico, intelectual, emocional, socia l e espiritual".

Durante seu mandato como Secretário Geral, o Escotismo Mundial se expandiu bastante, apesar dos recursos limitados. Seu sucesso se deveu em grande parte à adequação do serviço comunitário juvenil no programa escoteiro como forma de torná-lo mais importante para as necessidades dos escoteiros em suas comunidades locais, nacionais e internacionais.

A criação da Fundação Escoteira Mundial também foi um marco para atender as necessidades financeiras do Movimento Escoteiro. Os primeiros passos para a tentativa de criar uma estratégia para o escotismo culminaram com a adoção da "declaração de missão" em 1999 e da própria "estratégia" em 2002, iniciadas naquele período.

Após seu afastamento do Escotismo Mundial, Laszlo se tornou o presidente da Fundação Jacobs, que se especializou nos problemas enfrentados pelos adolescentes. Em 1997, Laszlo retornou para seu primeiro amor: escrever. Ele foi o autor de div ersos livros, incluindo " 250 Milhões de Escoteiros" , "Scoutisme Mondial: un centenaire qui se porte bien" e "L'art rebondir de: Le Tour de Monde en 80 ans" (estes dois últimos ainda não foram traduzidos para o português) .

Laszlo permanecerá entre nós através de sua esposa Monique e seus três filhos, Antoine, Laurent e Valerie.

Fonte: http://www.scout.org/en/information_events/news/2009/gone_home_laszlo_nagy_1921_2009
Apoio: Os Escotistas André Torricelli e Fabrício Gabriel Silva colaboraram com a tradução deste texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário