terça-feira, 8 de junho de 2010

U E B - Mensagem da Diretoria Executiva Nacional


Desde o primeiro acampamento escoteiro, promovido por Baden-Powell em agosto de 1907, o Fogo de Conselho tornou-se um espaço de comemoração da amizade e da fraternidade, um lugar para compartilhar a alegria de fazer parte do maior Movimento Mundial de Jovens.
Nada mais adequado, então, do que celebrar o Centenário do Escotismo no Brasil com um Fogo de Conselho, agradecendo a oportunidade de fazer parte desta história, e festejar com nossos companheiros, irmãos de ideal, o centésimo aniversário da implantação do Movimento Escoteiro em nosso querido Brasil.
Este encontro ao redor do fogo é, também, um momento para refletir sobre como chegamos até aqui, sobre aquelas pessoas que dedicaram suas vidas para consolidar o Escotismo em nosso país, fazendo uma especial homenagem aos suboficiais do Encouraçado Minas Gerais, que liderados pelo tenente Eduardo Henrique Weaver, chegaram ao Rio de Janeiro entusiasmados com a idéia dos "Boys Scouts", trazendo na bagagem livros e uniformes ingleses, e que participaram da reunião, no dia 14 de junho de 1910, na casa número 13 da Rua Chichorro, no Rio de Janeiro, quando fundaram o "Centro de Boys Scouts do Brasil", primeira semente do Movimento plantada em nossa Pátria.
Também cabe nossa gratidão àqueles líderes que, ao longo desses muitos anos, assumiram papel de relevância para a expansão e crescimento do Escotismo. Os nomes são tantos, de diferentes origens e momentos, que seria um risco muito grande citá-los, sob pena de pecar pela omissão. Em cada necessidade, em cada circunstância, em cada lugar, homens e mulheres comprometidos com a educação assumiram tarefas e exerceram papéis relevantes para a existência do Escotismo e da nossa União dos Escoteiros do Brasil.
Temos uma longa e rica história, que agora completa 100 anos de existência. Uma história escrita por centenas de milhares de jovens e adultos que acreditaram que poderiam construir um mundo melhor. Mas, esta é uma história que ainda não acabou. É uma história que deve continuar com cada um de nós – lobinhos e lobinhas, escoteiros e escoteiras, seniores e guias, pioneiros e pioneiras, escotistas e dirigentes – fazendo a cada dia, a cada reunião ou atividade, sua parte nesta missão, ajudando a construir o próximo centenário do Escotismo em nosso país.
Feliz Aniversário ao Movimento Escoteiro no Brasil e parabéns a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário