quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Memória - Há 30 anos integrantes do 105/RS participavam do IV JAMPAM no Parque Saint Hilaire, em Porto Alegre

Lançamento da série com três selos temáticos alusivos ao IV JAMPAM durante o evento Abertura do evento
Cadeia da Fraternidade no encerramento. No ano em que o 105º RS completou quatro anos de fundação, integrantes das Tropas Escoteira e Senior participaram juntamente com os chefes Neivo Angelo Fabris e Cleonice Maria Azevedo do IV JAMPAM. Em janeiro de 2011, o histórico evento que teve como lema "América em Paz" completou três décadas.

A matéria abaixo, postada no http://www.escoteirosrs.org.br/ revela aspectos do evento. Na sede do Grupo Escoteiro Bororós, um pequeno troféu, revela o nome dos integrantes da delegação local. Atendendo o convite do saudoso chefe Sued de Oliveira Rodrigues, médico e escotista do Grupo de Escoteiros do Ar Santos Dumon, da cidade portuária de Rio Grande, o chefe Neivo participou da organização e realização do 1º Encontro de Filatelia Escoteira.


Trinta anos atrás de 22 a 27 de janeiro de 1981, no Parque Saint Hilaire a Região do RGS sediou a realização do IV Jamboree Pan-americano (IV JAMPAN 81), com o lema “America em Paz”. Quase 6.000 participantes desfrutaram de uma intensa e organizada programação vindos da Argentina, Uruguai, México, Chile, Paraguai, Bolívia, Peru, Venezuela, Colômbia, EUA, Panamá, Espanha, Tunísia, Irlanda, Escócia e de todos Estados Brasileiros.
Na abertura estiveram presente Lazlo Nagy, Secretário Geral do Bureau Mundial, Rolando Gonzáles Presidente do Conselho Interamericano de Escotismo (CIE),Enrique Alfaro, vice presidente do CIE além dos membros do CIE Berti Barcena, James Hatrick e Rubem Suffert. Do escotismo nacional o evento contou, entre outros, com a presença do Ministro Guido Mondin, Presidente do Conselho Nacional da UEB, do Presidente da Comissão Executiva Regional do RGS Antonio Carlos Hoff e do deputado Victor Faccioni Presidente do Conselho Regional da UEB-RS. O evento foi aberto pelo Prefeito Municipal de Porto Alegre Guilherme Sócias Vilela.
O evento teve uma enorme repercussão na imprensa local com várias matérias com chamadas de capa. No dia 22 o jornal Zero Hora, com uma chamada e fotos que ocuparam metade da página da capa fez uma matéria de duas paginas em seu interior. O mesmo aconteceu com os outros órgãos da imprensa, Correio do Povo, Folha da Tarde e Jornal do Comercio, em praticamente todos os dias do evento. Também destacamos as varias reportagens de todos os canais de TV.
O resultado de toda esta divulgação foi uma imensa visitação publica no domingo. Segundo registros da administração da época do Parque Saint Hilaire, em torno de 45.000 pessoas passaram pela portaria.
Valorizando ainda mais a presença de centenas de Escoteiros o Governador do Estado Otavio Germano, recebeu no Palácio, no Galpão Crioulo uma delegação de 120 dirigentes que compunham a coordenação de todas as delegações presentes, quando ofereceu um churrasco com direito a apresentações folclóricas.
Para quem estiver interessado em saber mais detalhes sobre este evento com toda a sua repercussão, tudo consta no livro “Para que não se de por passado” de autoria de Antonio Carlos Hoff (a venda na Loja da Região). Ali constam os mínimos detalhes da infra-estrutura e da programação deste evento que trinta anos depois ainda vive na memória do escotismo gaucho e brasileiro

2 comentários:

  1. O mateiro de mochila a acampar
    Como todo escoteiro tem vontade de acampar
    Essas matas e o céu anil deste Rio Grande do Sul
    Vão unir o Escotismo
    E saudar o Sempre Alerta ao chegar

    (cantado, de sua memória, por Elemar Fenske)

    ResponderExcluir
  2. Eu fui, passaram mais de 30 anos, mas ainda lembro-me, muito bem!

    ResponderExcluir