segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Maragatos realiza o XII Festival Cultural Escoteiro



A XII edição do Festival Cultural Escoteiro, realizado durante o último sábado (25), em Passo Fundo contou com a participação de oito grupos de escoteiros da Região Alto Uruguai e Planalto Médio dos Estados do Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC). O evento é realizado pelos grupos desde 1997 e neste ano foi organizado pelo maior grupo de escoteiros da cidade, o Maragatos, que conta hoje com 115 integrantes. A competição, que aconteceu no auditório do Colégio Notre Dame, reuniu cerca de 370 pessoas nas quatro categorias do escotismo: lobinhos, escoteiros, seniores e pioneiros, além da presença dos chefes e familiares.
Conforme um dos coordenadores do Festival, Kleber Augusto Martins, do Grupo de Escoteiros Maragatos, o objetivo é promover a cultura dentro do movimento escoteiro, seja através de composições próprias, paródias de musicas conhecidas ou mesmo músicas tradicionais do escotismo. “Todas as letras das músicas são adaptadas ao tema do escotismo, tanto a inédita como a paródia. Todo mundo se envolve, seja na criação da letra ou na escolha do arranjo. Alguns começam com os ensaios seis meses antes do festival”, esclareceu.
Foram 34 canções e paródias escoteiras inscritas em quatro categorias e cada grupo apresentou duas músicas. “O nosso Festival é um dos momentos onde estas crianças e jovens demonstram o que aprendem dentro do movimento, que é formar cidadãos responsáveis, líderes, preocupados com o bem comum e o meio ambiente”, destacou.

A XII edição do Festival Cultural Escoteiro, realizado durante o último sábado (25), em Passo Fundo contou com a participação de oito grupos de escoteiros da Região Alto Uruguai e Planalto Médio dos Estados do Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC). O evento é realizado pelos grupos desde 1997 e neste ano foi organizado pelo maior grupo de escoteiros da cidade, o Maragatos, que conta hoje com 115 integrantes. A competição, que aconteceu no auditório do Colégio Notre Dame, reuniu cerca de 370 pessoas nas quatro categorias do escotismo: lobinhos, escoteiros, seniores e pioneiros, além da presença dos chefes e familiares. Conforme um dos coordenadores do Festival, Kleber Augusto Martins, do Grupo de Escoteiros Maragatos, o objetivo é promover a cultura dentro do movimento escoteiro, seja através de composições próprias, paródias de musicas conhecidas ou mesmo músicas tradicionais do escotismo. “Todas as letras das músicas são adaptadas ao tema do escotismo, tanto a inédita como a paródia. Todo mundo se envolve, seja na criação da letra ou na escolha do arranjo. Alguns começam com os ensaios seis meses antes do festival”, esclareceu.Foram 34 canções e paródias escoteiras inscritas em quatro categorias e cada grupo apresentou duas músicas. “O nosso Festival é um dos momentos onde estas crianças e jovens demonstram o que aprendem dentro do movimento, que é formar cidadãos responsáveis, líderes, preocupados com o bem comum e o meio ambiente”, destacou.

Confira os vencedores
Categoria Lobinho
1º lugar canção inédita - Grupo Maragatos (PF)
1º lugar paródia - Grupo Maragatos (PF)
Categoria Escoteiro
1º lugar canção inédita – Grupo Maragatos (PF)
1º lugar paródia – Grupo Tupinambás (Erechim)
Categoria Sênior
1º lugar canção inédita – Grupo Guamirim (Fontoura Xavier)
1º lugar paródia – Grupo Guamirim (Fontoura Xavier)
Categoria Pioneiro
1º lugar canção inédita – Grupo Guaranis (PF)
1º lugar paródia – Grupo Guaranis (PF)
Texto e foto: Daniela Wiethölter Lopes/O Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário