terça-feira, 29 de setembro de 2009

UEB RS ELEGE SUA GESTÃO PARA O PRÓXIMO TRIÊNIO


Em final de semana repleto de atividades, a UEB/RS definiu sua Diretoria Regional e demais órgãos representativos para o triênio 2010/2012. (Foto ao lado)
Entre os dias 26 e 27 de setembro, no Anfiteatro do GBOEx, localizado na Rua Sete de Setembro, n.º 604, Centro, em Porto Alegre, a União dos Escoteiros do Brasil, Região do Rio Grande do Sul – UEB/RS, celebrou a realização do Congresso Escoteiro Regional, do Fórum Regional de Jovens Líderes e da Assembléia Ordinária Regional. Oportunidade que contou com a presença de mais de 300 pessoas de mais de 50 grupos vinculados ao Escotismo Gaúcho, teve entre seus objetivos auxiliar no entendimento da implementação da Progressão Pessoal dos Jovens, adotada pela União dos Escoteiros do Brasil - UEB.

Congresso Escoteiro Regional e Fórum Regional de Jovens Líderes 2009:

Realizado no sábado (26) e promovido pela UEB/RS, o evento almejou prover um maior entendimento sobre seus ideais delineados na formação de pessoas melhores para a sociedade, que cumprem seus deveres para com Deus, a Pátria e o próximo. Os membros juvenis são trabalhados em cinco áreas de desenvolvimento: físico, intelectual, espiritual, afetivo e social. Destacando que o Escotismo é um movimento educacional de jovens, com a colaboração de adultos voluntário, sem vínculos político-partidários, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o Propósito, os Princípios e o Método Escoteiro concebidos pelo Fundador Baden-Powell. O propósito do Movimento Escoteiro é de contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.
FONTE: SITE OFICIAL DA UEB RS

Diretoria da UEB RS eleita para o período 2010/2012



O domingo (27) foi marcado pela eleição, por aclamação, dos membros da Diretoria Regional, da Comissão de Ética e Disciplina e da Comissão Fiscal para o triênio 2010/2012, como também pela escolha, via voto direto, dos Delegados à Assembléia Nacional Escoteira de 2010 no Rio de Janeiro. Segue a gestão da UEB/RS para o próximo período:

Diretoria Regional 2010/2012

Presidente: Carlos Eduardo Chaise

Diretores:
Antonio Duarte Barbosa Neto
Carla Gregol
Carlos Frederico Azevedo Hirsch
Ernani Claire Valente Rodrigues
Geraldo Tiaraju Barbosa
José Ferreira Machado

Comissão Fiscal 2010/2012
Batistino Carlos Martins Renner
Donirio Borba de Oliveira
Francisco Florinal de Souza Neto

Comissão de Ética e Disciplina 2010/2012
Everson da Silva Camargo
José Carlos Petró
Nelson Fernandes Prestes da Silva

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Pioneiros Brasileiros na Antártica



Os Pioneiros Brasileiros na Antártica
Os Pioneiros Daniel Lucas, Gabriel Renaldo e a gaúcha Pâmela Carvalho foram os três jovens pioneiros que tiveram seus projetos, vencedores no Mutirão Ecológico, com o tema “A preservação da natureza e a busca por soluções para o aquecimento global”, aplicados na Antártica no plano PROANTAR.
Daniel Lucas, do Grupo Escoteiro Wellington A. Medeiros, de Americana/SP, realizou projeto de arborização da comunidade, com pesquisa de opinião e conscientização, o que resultou no plantio de 100 mudas de árvores nativas, conseguidas na prefeitura, que serão cuidadas pelas famílias locais. Gabriel Renaldo, do Grupo Escoteiro Continente, de Florianópolis/SC, realizou projeto de reciclagem e descarte ambientalmente correto de pilhas e baterias. E a gaúcha Pâmela Carvalho, do Grupo Escoteiro Peregrino, de Sapucaia do Sul/RS, realizou projeto de plantio e monitoramento de mudas nativas da Mata Atlântica, visando o combate às mudanças climáticas e à preservação do bioma característico da região, com estudo da biodiversidade vegetal. O Senador Flávio Arns, presidente da União Parlamentar Escoteira, responsável pela parceria entre PROANTAR e a UEB, manifestou-se dizendo que "Nenhuma iniciativa do movimento escoteiro é individual, uma vez que atuar em grupo está na essência do escotismo. Como líderes dos projetos, Daniel, Gabriel e Pâmela atuaram com os escoteiros menores e com a comunidade. Foram articuladores de soluções. É merecido o reconhecimento aos excelentes projetos desenvolvidos, que os tornaram embaixadores da juventude brasileira na Antártica".
FONTE: site oficial da UEB/RS








II Camporee Escoteiro Gaúcho

Postamos correio eletrônico recebido nesta segunda-feira (21). Clique no site do evento promovido pela UEB/RS e confira os demais detalhes.


Prezados companheiros :
Estão intensos os trabalhos rumo a realização do II CAMPOREE ESCOTEIRO GAUCHO que acontecerá de 29 janeiro a 2 de fevereiro de 2010, no Parque Osorio. Além do Executivo Regional foram constratados dois experientes companheiros os chefes Alain e Pacheco que a partir do dia 1ºde setembro estão trabalhando como executivos do Programa e da Infraestrutura. Nos proximos dias estarão no site do evento os Boletins nº 3 que tratará do Staff e o n°4 que dissertará sobre a Programação. Para acompanhar todas estas informações e para realizar a sua inscrição entrem no site do evento www.uebrs.com.br/camporee

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

9º Festival Escoteiro é notícia na imprensa regional


Os jornais da cidade de Getúlio Vargas fizeram o registro do Festival Cultural Escoteiro ocorrido no sábado (12). A Folha Regional (capa da edição ao lado) fez chamada na primeira página e publicou a matéria postada abaixo e ainda o resultado. De igual modo a Tribuna Getuliense.

Escotismo
Oito Grupos participam do Festival Cultural
Evento foi realizado no sábado (12) em Getúlio Vargas

A nona edição do Festival Cultural Escoteiro, promovido pelo Grupo de Escoteiros Bororós e Águias do Sul, reuniu cerca de 300 participantes. Além dos grupos anfitriões estiveram presente os Grupos Acauã e Tupinambás, de Erechim, Guaranis e Maragatos, de Passo Fundo, Levino Junges, de Carazinho, e Tapejara, da cidade de Tapejara.
A recepção foi feita no Calçadão da Praça Flores da Cunha, onde foi feita a solenidade de abertura com o hasteamento das bandeiras. Cerca de trinta músicas inscritas nas diferentes modalidades foram apresentadas ao longo da tarde no Salão de Atos da Prefeitura. Os números artísticos foram avaliados por uma comissão julgadora. O espaço ficou tomado pelos integrantes do movimento, pais e comunidade que assistiu o evento.
De acordo com os organizadores, a entrega dos troféus de participação e das apresentações classificadas em primeiro lugar ocorreu na sede da AERT. O evento contou com o apoio da administração municipal, Fundo Municipal da Cultura e empresas locais.A décima edição do Festival Cultural Escoteiro será realizado no próximo ano na cidade de Tapejara.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

10º FESTIVAL CULTURAL ESCOTEIRO SERÁ EM TAPEJARA


Vista panorâmica da cidade de Tapejara.
Abaixo Centro Cultural.




A décima edição do Festival Cutlural Escoteiro será realizado na cidade de Tapejara. A decisão foi tomada pelos dirigentes de todos os Grupos Escoteiros (Bororós, Águias do Sul, Tupinambás, Acauã, Levino Junges, Guaranis e Maragatos) no final do evento realizado na cidade de Getúlio Vargas. O comunicado feito a Diretora de Escotismo do G.E. Tapejara foi recebido com entusiasmo. Deste modo já da para iniciar a composição de novas músicas e letras para o Festival do próximo ano.

A entrega dos Troféus


Chefes se revezaram na entrega dos troféus.




Classificação do 9º Festival Cultural Escoteiro


Classificação geral:
Ramo Lobo
1º lugar Paródia Grupo - Guaranis Passo Fundo
1º lugar Inédita Grupo - Levino Junges Carazinho
1º lugar Música Tradicional Escoteira - Levino Junges Carazinho
Ramo Escoteiro
1º lugar Paródia Individual - Tupinambás Erechim
1º lugar Paródia Grupo - Maragatos Passo Fundo1º lugar Inédita Individual - Acauã Erechim
1º lugar Inédita Grupo - Guaranis Passo FundoRamo
Sênior
1º lugar Inédita Grupo - Tupinambás Erechim1º lugar Paródia Grupo - Guaranis Passo Fundo

Registros do 9º Festival Cultural Escoteiro







A Alcatéia do G.E. Bororós


Depois de tantos ensaios o grande momento: se apresentar ao público.

Arte, aplausos e alegria...


Atenta a platéia assistiu e aplaudiu os números apresentados pelos Lobinhos, Escoteiros e Seniores.

Esquete abriu as apresentações


Escoteiros do Grupo anfitrião abriram as apresentações com uma esquete que provocou muitos risos. A alegria marcou o Festival.

As Alcatéias no Festival


Após a B.O.I.A. os Lobinhos realizaram o Grande Úivo.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Mais fotos do 9º Festival




As delegações dos Grupos Escoteiros foram recepcionadas no Calçadão da Praça Flores da Cunha.