quinta-feira, 28 de março de 2019

Hora do Planeta – Escoteiros Bororós participam da iniciativa


Promovido pelo WWW-Brasil em parceria com a União dos Escoteiros do Brasil, a Hora do Planeta será realizado no próximo sábado, dia 30 de março. O movimento é global e consiste no apagar de luzes durante uma hora como símbolo e mensagem de um desejo e um compromisso de conexão com o planeta, o meio ambiente e a vida.


                              Todos os integrantes do Grupo Escoteiro Bororós se inscreveram e juntamente com milhares de gaúchos vão desligar as luzes de suas residências entre 20h30 e 21h30 deste sábado. Na Capital Federal a programação será aberta ao meio-dia e se estende ao longo da tarde com a realização de oficinas, feira de sustentabilidade, apresentações musicais, entre outras.
                              O movimento é voluntário e busca sensibilizar as pessoas em relação a questões de mudanças climáticas e seu impacto na biodiversidade

quarta-feira, 27 de março de 2019

Bororós realizam acampamento de formação de Monitores


Nos dias 23 e 24 de março as Tropas Escoteira e Sênior realizaram um curso de formação de monitores. O evento foi realizado no Parque Municipal das Águas, localizado ao lado da sede do Grupo. 











                              Na tarde de sábado (23) todos os integrantes dos ramos participaram da programação. Já na solenidade de abertura foram trabalhados os sinais manuais e de apito. De igual modo o hasteamento das bandeiras. Na sequencia foi feita a montagem de campo.
                              A programação prosseguiu com a conversa sobre o papel dos monitores, sub monitores, e as demais funções da patrulha. Após o lanche o tema da conversa foi Lei e Promessa. Às dezessete horas ocorreu o arreamento e os jovens que integram as patrulhas foram dispensados, ficando apenas os monitores e sub monitores juntamente com os Escotistas.
                              A conversa seguinte foi sobre nós e amarras, com destaque para os seguintes nós: volta-do-fiel, volta-da-ribeira, nós de escota e direito, e amarra quadrada. Na sequencia foi falado acerca do Fogo de Conselho e ensaiadas canções escoteiras. Após o jantar e a arrumação do campo foi realizado o Fogo de Conselho, seguido do jogo noturno. O final da noite foi ao redor da fogueira e a meia-noite todos se recolheram para as barracas.
                              Na manhã de domingo (24) o café foi preparado e servido após a higiene pessoal. Após a solenidade das Bandeiras tiveram início às conversas com temáticas diversas, dentre elas progressão pessoal, especialidades, espírito de patrulha, e lidando com os problemas de patrulha,
                              No final da manhã os monitores e sub monitores participaram da Caçada Fotográfica na companhia de dois Escotistas. As melhores imagens foram selecionadas pelos participantes e apresentadas ao grupo. Após a realização de jogos de integração foi preparado o almoço. Após a limpeza da cozinha e lavagem dos pratos e talheres foi desmontado o acampamento. A solenidade das Bandeiras foi realizada às 14 horas e após a inspeção do local todos se dirigiram a sede para guardar o material de onde retornaram a suas casas.