quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Camporee reúne 1,2 mil escoteiros


Cerca de 1,2 mil escoteiros de 15 estados brasileiros e do Paraguai encerraram ontem, no Parque Marechal Osório, em Tramandaí, o II Camporee Escoteiro Gaúcho. A programação, que começou no dia 29, teve a sustentabilidade como tema central.

Foi lançada a candidatura do Rio Grande do Sul para o Jamboree 2012 - evento em nível nacional. No ano passado, esse encontro, em Foz do Iguaçu (PR), reuniu 4 mil participantes. A última vez que os gaúchos organizaram um jamboree foi em 1992, com o Panamericano. A apresentação da candidatura gaúcha foi feita pelo presidente da União dos Escoteiros do Brasil - Regional RS (UEB-RS), Carlos Eduardo Chaise. "É uma iniciativa que fortalecerá o movimento no Estado", disse.

Os jovens realizaram tarefas comunitárias. A associação do bairro Medianeira, em Osório, teve o pátio capinado por um grupo de escoteiros de Campo Bom. Outros levavam água para os colegas. "Nosso princípio é a formação de jovens, para que sejam atuantes em suas comunidades", disse Chaise. A grande atração do acampamento foi o barco viking montado com madeira e amarras de corda, com capacidade para até seis pessoas. Em uma enfermaria coordenada por dois médicos escoteiros, não houve o registro de nenhum atendimento grave.

Com o apoio da Emater-RS, uma das oficinas ensinava a preparar suco verde, à base de folhas verdes e limões. Ao mesmo tempo, os resíduos gerados nessa atividade serviam para outra etapa de aprendizagem - a compostagem orgânica. Em outro galpão, garrafas pet eram transformadas em brinquedos.

Fonte jornal Correio do Povo (Porto Alegre) ANO 115 Nº 126 -, QUARTA-FEIRA, 3 DE FEVEREIRO DE 2010

Crédito: LUIZ FERNANDO AQUINO / ESPECIAL / CP - Legenda da foto: Jovens puderam praticar o arvorismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário