terça-feira, 22 de dezembro de 2009


Nos aproximamos do Natal e do Ano Novo.
O momento é propício para reflexões. O ano que finda foi auspicioso. Foram inúmeras atividades de sábado na sede do Grupo e no Parque Municipal das Águas.
De igual modo foram proveitosos os acantonamentos da Alcatéia e Acampamentos da Tropa Escoteira.
A IX edição do Festival Cultural Escoteiro foi um sucesso na avaliação dos Grupos participantes.
Estivemos presentes nos diferentes eventos comunitários como a Feira do Livro, Passeio Ciclístico, Natal Luz.
O bivaque do dia 19 foi marcado pela alegria. A canção da despedida ao final do Fogo de Conselho reafirmou que o período de férias será breve e que bem cedo junto ao fogo voltaremos a nos ver.
Esperamos que o blog tenha cumprido com os objetivos de aproximar ainda mais os irmãos e irmãs de ideal.
Um Feliz Natal e um ano de 2010 cheio de realizações.
SEMPRE ALERTA PARA SERVIOR O MELHOR POSSÍVEL

domingo, 20 de dezembro de 2009

Bivaque no encerramento das atividades de 2009




Um bivaque realizado no sábado, dia 19 de dezembro, marcou o encerramento das atividades do ano de 2009. O Parque Vô Jorge, em Erebango, foi o local escolhido para realizar a programação da Alcatéia e Tropa Escoteira. Na programação visita ao Museu Histórico Municipal, caminhada pela cidade e atividades ao longo da manhã e tarde. A Tropa Escoteira acompanhada da chefia foi recebida por Danilo Webber. O produtor rural mantém um fogo de chão há mais de quatro décadas e sua propriedade está incluída no roteiro turístico do município. O encerramento da atividade especial ocorreu após o Fogo de Conselho. Confira o registro feito pelo blog.

Especialidades do Chefe...







O cardápio especialmente preparado pelo chefe J.L. Marafon para o almoço: carreteiro, galeto, saladas. Para o jantar o tradicional "pl", cachorro quente e para os amigos do cozinheiro arroz de carreteiro requentado na palena de ferro.


Momento de agradecer pelo alimento


Uns tem mas não podem.
outros podem mas não tem.
Nós que temos e podemos
agradecemos ao SENHOR!
Bommmmmmmmmm
Apetiteeeeeeeeeeeeeeeeeee

Registros do almoço de confraternização







Modelando os personagens da Jangal

Dois tijolos de argila foram transformados nos personagens da Jangal.
A manhosa Kaa e o sábio baloo foram as escolhas preferidas dos Lobinhos e Lobinhas.

Os trabalhos foram expostos na cozinha do chefe Jorge Marafon e vistos pelos pais que no início da noite chegaram para o Fogo de Conselho.


Sinais de pista


Sob as orientações de Hati a Alcatéia se prepara para iniciar atividade de sinais de pista.

Tropa Escoteira















A programação da Tropa Escoteira foi intensa. Visita ao Museu Histórico, caminhada pela cidade, jogos, rapel e falsa baiana. No meio da tarde as Patrulhas acompanhadas pelos Escotistas visitaram a propriedade do agricultor Danilo Weber. Há quatro décadas ele mantém aceso o "fogo de chão", atualmente abrigado num galpão campeiro decorado com instrumentos de trabalho, fotografias e recortes de jornais e revistas.

Volei molhado



Para espantar o calor Baloo e Hati organizaram uma atividade diferente: os Lobinhos e Lobinhas adoraram o volei n'água.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

INDABA DISTRITAL NO DIA 12 DE JANEIRO

Prezados Dirigentes e Escotistas do 37º Distrito.

Venho por meio deste convidá-los para a realização do primeiro INDABA Distrital a realizar-se no dia 12 de janeiro, terça-feira na Sede do Grupo Escoteiro Acauã. Chamo a atenção para a pauta:
a) Curso de Mistica - a ser realizado em março;
b) Curso de Técnicas ao Ar Livre - a ser realizado em abril;
c) Curso Formando Monitores ( sem data agendada);
Contanto com a participação de todos, e a compreenção da urgência da realização deste INDABA. Me despeço.
SAPS Sérgio Mosele .
(mensagem do Comissário Distrital recebida em 17 de dezembro de 2009 através de correio eletrônico).

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Acampamento nos 80 anos do G.E. Levino Jungs


O último final de semana de novembro reuniu na cidade de Carazinho integrantes de oito Grupos Escoteiros. O evento marcou as oito décadas de fundação do Grupo Levino Jungs. De acordo com os organizadores mais de 300 jovens de Grupos das cidades de Erechim, Estação, Tapejara, Panambi, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Espumoso e Ibiruba participaram o evento.

No registro fotográfico ao lado os Lobinhos do G.E. Levino Jungs no Festival Cultural Escoteiros realizado em Getúlio Vargas no dia 12 de novembro último.

sábado, 5 de dezembro de 2009

G.E. Bororós enfeita árvore de Natal na Praça Flores da Cunha


Ao longo da semana a Praça Flores da Cunha foi enfeitada com temas natalinos. A árvore da foto foi preparada por integrantes do G.E. Bororós. Na tarde de sábado (5), a Alcatéia fez suas atividades no local. O Grande Úivo, atividades lúdicas, físicas e outras foram realizadas sob a coordenação dos Velhos Lobos.
A programação oficial do Natal 2009 coordenada pela municipalidade e entidades parceiras foi aberta a noite e prossegue ao longo das próximas semanas.

Árvore de Natal decorada pelo g

Uma pausa para aproveitar os brinquedos...


O novo espaço na Praça Flores da Cunha agradou todas as crianças e também os Lobinhos e Lobinhas que aproveitaram a tarde de sábado para brincar...

Mais fotos da atividade na Praça


domingo, 15 de novembro de 2009

Lobinhos e Escoteiros participam do Passeio Ciclístico



O tradicional Passeio Ciclístico promovido anualmente por Paulo Alexandre Müller e Elaine Caverzan Müller reuniu centenas de pessoas na manhã deste domingo, dia 15 de novembro, feriado do 120º ano da Proclamação da República Brasileira. Lobinhos e Escoteiros do Grupo Bororós participaram do evento. A concentração ocorreu na Praça Flores da Cunha. A exposição de biclclietas antigas do acervo particular do organizador, distribuição de água quente, erva-mate (Petry) e de algodão doce foram outros atrativos que reuniram ciclistas de todas as idades. Oito bicicletas e dezenas de brindes foram sorteados aos participantes. O desfile alusivo aos 75 anos do município de Gétúlio Vargas programados para a tarde foi cancelado por causa da chuva.

Momentos do Passeio Ciclístico







Mais fotos do Passeio Ciclísticlo



Cleusa é uma Mestre Pioneira




Ela está há 32 anos no Movimento Escoteiro. Cleusa Iara Campello é um modelo claro de que aquela máxima de que o escotismo era algo para homens, está longe da realidade. O primeiro contato começou ao levar o irmão mais novo para as atividades. "Depois de conhecer mais detalhes sobre a proposta educativa do movimento, decidi entrar e aprimorar minha atuação com a realização de cursos de aperfeiçoamento", lembra.
Cleusa é uma Mestre Pioneira, pessoa encarregada de orientar e conduzir os Pioneiros - que são escoteiros entre 18 e 21 anos - na realização de projetos comunitários e de inclusão social. Na avaliação dela, cerca de 40% do efetivo, que chega próximo a mil escoteiros, são formados por mulheres. "Muitas são dirigentes, mas todas fazem o que é proposto aos homens, sobretudo no momento dos acampamentos, pegando junto e sem correr da raia", enfatiza. Cleusa atua, também, como coordenadora da Comissão de Formação de Adultos, comandando a realização de cursos, palestras e atividades de qualificação.
"São cerca de 600 adultos no movimento, no Estado, trabalhando, principalmente, com as crianças e adolescentes, além de participarem de ações de gestão administrativa dos grupos", afirma. Hoje, ela também acompanha o filho Matheus Campello dos Santos, de 18 anos, que desde os 7 participa do Grupo Manuel Bandeira, sediado no Colégio Anchieta. Para ela, é uma grande parceria, que deve ser levada para o ambiente familiar.
Já a jovem Mayni Garrido Pereira, 21 anos, encantou-se com as atividades dentro do movimento. Segundo ela, é uma forma de descontrair, ao mesmo tempo que exercita a responsabilidade e adquire conhecimento. "Há uma amizade muito grande entre os participantes e as meninas pegam junto em qualquer ação de campo, aprendendo a se portar em diferentes situações", destaca. Ela está no movimento escoteiro há seis anos. De acordo com a entidade, as meninas já são quase a metade dos integrantes das tropas. "Como temos mães que são chefes de tropa, é cada vez maior o número de famílias que entram totalmente para o movimento escotista no Rio Grande do Sul", avalia.
FONTE: Jornal Correio do Povo - edição de 15 de novembro de 2009.

Camporee de 2010 terá 1,5 mil jovens de 22 estados

A maior concentração de escoteiros do país vai ocorrer no Parque Marechal Osório, em Tramandaí, entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro de 2010. Para o II Camporee Gaúcho são esperados mais de 1,5 mil jovens, entre 11 e 21 anos, vindos de 22 estados. O tema central do encontro será "O Planeta Sustentável".
Segundo o diretor regional da União dos Escoteiros do Brasil/RS (Uebrs), Antonio Carlos Hoff, a ecologia foi uma das origens do movimento no mundo e precisa ser debatida de forma mais enfática. "Além das atividades comuns aos grupos, destacaremos algumas áreas para cada modalidade", afirma.
Entre os escoteiros - jovens entre 11 e 15 anos -, o tema alimentação será o centro das atividades práticas. Em conjunto com a Emater/RS, serão desenvolvidas oficinas sobre melhor utilização dos alimentos, combate ao desperdício e técnicas de aproveitamento e reciclagem.
Já os sêniors - integrantes entre 15 e 18 anos - se dedicarão à questão energética. Eles vão realizar atividades práticas em energia eólica, inclusive com a construção de cataventos, hélices e geradores, utilizando materiais reciclados. "Serão 10 torres de captação dos ventos, feitas a partir de uma tecnologia desenvolvida por um jovem de baixa renda de Malawi, na África. O objetivo é garantir eletricidade suficiente para acender quatro lâmpadas e ligar um rádio, pelo menos", diz Hoff.
Os pioneiros, escoteiros entre 18 e 21 anos, terão a habitação como tema central de suas atividades no II Camporee. Com o apoio do Norie, da Ufrgs, eles vão desenvolver projetos habitacionais sustentáveis por maio da criação de materiais, e a construção de paredes, telhados e sanitários ecológicos.
FONTE: Jornal Correio do Povo, edição do dia 15 de novembro de 2009.

Escotismo é marcante no Rio Grande

O Rio Grande do Sul tem garantido o seu lugar de destaque quando o assunto é escotismo. O Estado conta com o segundo maior efetivo do país: cerca de 8 mil escoteiros registrados. Eles estão reunidos em mais de 200 grupos, que têm retomado o crescimento do número de crianças e jovens que encontram nessa organização centenária o conhecimento e o desenvolvimento de atividades que visam à sustentabilidade. "A juventude está mais próxima do escotismo, que evoluiu em suas ações incorporando aspectos da vida moderna, como a troca da bússola pelo GPS e a utilização de laptops nos acampamentos", enfatiza o diretor executivo da União de Escoteiros do Brasil/RS (Uebrs), Antonio Carlos Hoff. Para ele, a maior participação de adultos seria essencial para que o movimento fosse ampliado. Nos EUA, por exemplo, o número de adeptos chega a 4 milhões.
Hoff ressalta o fato de que os dois aspectos primordiais do escotismo estão na ecologia e na ética. Segundo ele, essas diretrizes são cada vez mais presentes no mundo atual, e mostram que há espaço para o desenvolvimento de novos grupos. "Estamos conversando com representantes da Secretaria Estadual da Educação para tentar retomar o programa que existia nos anos 90, enfocando a formação de núcleos de escoteiros dentro das escolas", assinala Hoff. Ele sustenta ser preciso que os governos estejam mais próximos do movimento como forma de incentivar as boas condutas. "O programa Escola Aberta tem contribuído muito para isso e acreditamos que, em 2010, já possamos voltar a desenvolver essa ideia junto à comunidade escolar", salientou.
O diretor executivo da Uebrs enfatiza que o convívio harmonioso, a troca de experiências e conhecimento são fatores que ajudam na formação de lideranças juvenis. Um fato que chama atenção é o crescente número de mulheres dentro dos grupos de escoteiros gaúchos.
FONTE: JORNAL CORREIO DO POVO - 15 DE NOVEMBRO DE 2009

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Grupo vai participar do Desfile de 15 de Novembro

No próximo domingo, dia 15 de Novembro, os Lobinhos, Escoteiros, Seniores, Escotistas e Dirigentes participam do Desfile da Pátria. Organizado pela Prefeitura o evento foi programado ainda no mês de setembro e será realizado na Av. Severiano de Almeida. Os integrantes do Grupo vão se concentrar em frente a Agência dos Correios (Av. Borges de Medeiros) a partir das 15:30 horas com limite de chegada até às 16 horas. Para o desfile todos devem estar uniformizados. Para quem ainda não tiver o uniforme será emprestada camiseta padronizada. No dia anterior (sábado) não haverá atiridades para nehum dos ramos na sede do Grupo em função do desfile.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO SERÁ NO DIA 21 DE NOVEMBRO

Já estão sendo distribuídas aos associados do Grupo as fichas para o jantar programado para o próximo dia 21 de novembro. O valor para crianças de até 10 anos é de R$8,00 e acima desta idade R$12,00. Cardápio: a tradicional massa com galeto, carne de porco, saladas e pão. Como no primeiro semestre o jantar será preparado e servido na sede da Brigada Militar (AERT). Vamos todos concentra esforços na venda das fichas aproveitando o conceito de qualidade dos eventos promovidos pela entidade.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Curiosidades sobre B.P.










Fundador do Movimento Escoteiro, BP desde jovem desenvolveu habilidades artisticas. A facilidade como usava um lápis e papel foi útil na sua vida militar. No movimento que seus desenhos e aquarelas serviram para ilustrar as primeiras publicações como Escotismo Para Rapazes, Manual do Lobinho e Caminhos para o Sucesso. A aquarela representa a Fraternidade Mundial, e os outros dois desenhos atividades de campo e canoagem.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

História do Movimento Escoteiro - Escotismo para Rapazes





O livro Escotismo Para Rapazes, escrito e ilustrado por Baden-Powel foi a primeira publicação do Movimento Escoteiro. De janeiro a março de 1908 a obra foi publicada em seis inserções num jornal de Londres. A edição nacional foi editada pela UEB. A obra é leitura obrigatória para se conhecer melhor o Movimento criado há mais de um século.

Reunião de pais no sábado (24)



CONVOCAÇÃO PARA REUNIÃO DE PAIS
Conforme comunicado escrito entregue aos Lobinhos, Escoteiros e Seniores na reunião de sábado (17), todos os pais estão convidados para reunião que será realizada às 14:30 horas do próximo sábado (24) na sede do Grupo. Dentre os assuntos de interesse de todos os associados, o jantar programado para o dia 21 de novembro próximo, as inscrições pçara 2010 e outros assuntos de interesse geral.



quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Bororós também marcaram presença no XI Jamboree Panamericano


No ano de 2001 foi realizado em Foz do Iguaçú o XI Jamboree Panamericano. Dois selos comemorativos com valor facial de R$1,10 foram emitidos pela ECT. Vinte anos após o a participação de inegrantes do Grupo no Jamboree Panamericano realizado em Porto Alegre, integrantes do 105/RS G.E. Bororós foram no evento realizado no Parque Nacional de Iguaçú. O desafio de realizar o trajeto Getúlio Vargas-Foz do Iguaçú a pé, foi cumprido pelo chefe Ricardo juntamente com os irmãos Henrique e Bernardo Grins, e Bruno Vassoler. No dia 7 de janeiro, os quatro chegaram para a abertura do Jamboree que reuniu Escoteiros de mais de 30 países

Bloco Comemorativo aos 75 Anos do Escotismo no ano de 1982


Para marcar o 75º aniversário da fundação do Escotismo comemorado no ano de 1982, a ECT fez o lançamento do bloco reproduzido ao lado.
No ano de 1918 os Correios da Tchecoeslováquia emitiu os primeiros selos em honra ao movimento. Desde então países dos cinco continentes fazem o mesmo.
Considerado o maior clube de troca de distintivos escoteiros on line, a Sociedade Internacional de Selos Escoteiros pode ser acessada através no. http://www.sossi.org/

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

105º RS participou do 4º Jamboree Panamericano realizado no ano de 1981 em Porto Alegre. Três selos comemorativos foram lançados no histórico evento.







O 4º Jambolree Panamericano foi realizado no Parque Saint-Hilaire, em Porto Alegre. Organizado pela UEB RS, recebeu delegações de todo o Brasil e de países como o Chile, Argentina, Uruguai, Costa Rica e Bolívia. Na programação, o lançamento de três selos emitidos pela ECT com o valor facial de R$5,00. De igual modo do Carimbo, Envelope e Edital Comemorativo.



Coordenado pelo saudoso chefe Sued de Oliveira Rodrigues, do G.E. do Ar Santos Dumond, da cidade portuária de Rio Grande, com o apoio do chefe Neivo Angelo Fabris, aconteceu o 1º Encontro de Filatelia Escoteira.



A delegação do 105/RS G.E. Bororós participou do 4º Jam-Pam com integrantes da Tropa Escoteira e Senior. Além do chefe Neivo acompanhou a delegação a chefe Cleonice Azevedo.

Selo do Centenário do Movimento Escoteiro


No dia 23 de abril de 2007 a ECT emitiu um selo postal comemorativo com valor facial de R$2,00 alusivo aos “100 Anos do Escotismo”, com carimbos comemorativos dos locais de lançamento: Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Brasília (DF).
A imagem do selo reproduz o mais famoso retrato de Baden-Powell acompanhado da flor-de-lis, símbolo mundial do Escotismo, e de elementos que compõem a logomarca criada para o centenário: a pomba, que representa a contribuição do movimento do escotismo para a paz, e o sol nascente, referência ao nascimento de um novo século escoteiro. Acompanhando tais elementos, destaca-se o lema elaborado para as comemorações do centenário: “Um Mundo Uma Promessa”.

Selo dos Correios do Brasil alusivo ao Jamboree Panamericano


O segundo selo sobre Escotismo emitido pelos Correios do Brasil foi alusivo ao Jamborée Panamericano (IV Centenário do Rio de Janeiro) em 17 de julho de 1965 . RHM: C-533. Valor facial: Cr$ 30 cruzeiros. Outras emissões sobre o Movimento Escoteiro foram feitas no Brasil.

Filatelia: Temática Escotismo


Os países que tem suas empresas de Correios associadas a UPU - União Postal Universal -, emitem periódicamente selos ordinários e comemorativos. Os colecionadores tanto podem formar acervo de um ou mais países - Brasil, França, Alemanha, Polônia... -, como acervos temáticos - Flora, Fauna, Esportes, Trens, Conquista do Espaço, e outros. Entre as coleções temáticas se destaca ESCOTISMO. O primeiro selo do Correio brasileiro com a temática foi lançado no dia 1º de agosto de 1957. O selo postal aéreo "Centenário do Nascimento de Lord Baden Powell (1857-1941", fundador do Escotismo consta no catálogo RHM A-85, e seu valor facial é de Cr$3,30.

sábado, 10 de outubro de 2009

Atividades na X Feira do Livro


Presente desde a abertura da X Feira do Livro de Getúlio Vargas na manhã de quinta-feira (8) integrantes do Grupo montaram um estande. Fotografias, quadros, troféus, lenços de grupos e outros objetos decoram o espaço. Os visitantes da feira, na maioria estudantes, recebem informações sobre o movimento e como participar. Na tarde deste sábado (10), a Alcatéia, Tropas Escoteira e Senior realizam as atividades no local.

No registro fotográfico integrantes do 105/RS no estande.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

G.E. Bororós presente na X Feira do Livro de Getúlio Vargas


O Grupo Escoteiro Bororós é parceiro da X Feira do Livro de Getúlio Vargas. Promovida pela Prefeitura Municipal/SMECD, Emater/RS, Biblioteca Pública Municipal Dr. Léo Stumpf e Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas, foi aberta oficialmente na noite de quarta-feira (7). O Chefe Pedro Antônio Tagliari é o Patrono da Feira que esta sendo realizada no Calçadão da Praça Flores da Cunha e se estende até a tarde de sábado (10). Num dos estandes o Grupo realiza uma mostra de fotografias das atividades realizadas pela Alcatéia e Tropa Escoteira.
Na foto o Patrono da Feira abrindo oficialmente o evento cultural.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Atividade especial da Alcatéia e Tropa Escoteira no final de semana

A alegria marcou o acantonamento realizado pela Alcatéia no último final de semana na Granja D. Isabel. A programação teve como tema a Natureza. Depois do frio e da chuva que marcou o inverno e os primeiros dias da primavera o tempo foi generoso, permitindo o aproveitamento total desde o primeiro ao último instante. Os Lobinhos plantaram mudas de árvores nativas na clareira do mato da propriedade A Tropa Escoteira chegou no local ainda na manhã e montou acampamento.
Veja abaixo o registro feito pela equipe do Informativo Albatróz. Para ampliar as fotos clique com o botão direito do mouse duas vezes sobre a imagem.

Na programação da tarde de sábado...

Nos reinos da Bondade, Pintura, Oração, Dons e Cooperação.
Momentos de reflexão para os
Lobinhos.




O início da noite no acantonamento

Sob os primeiros raios da lua os Lobinhos uivaram se despedindo do dia e dando as boas vindas a noite.

Uma imagem infinitas lembranças